Congregação das Irmãs Dominicanas de
Santa Catarina de Sena

Congregação religiosa apostólica feminina de direito pontifício (Santa Sé, 9 de Janeiro de 1900) fundada em Portugal em 1868 por Teresa Rosa Fernanda de Saldanha Oliveira e Sousa.

A sua sede geral actual situa-se em S. Domingos de Benfica, Lisboa.

A congregação tem como lema programático - fazer o bem sempre e onde seja possível - e como objectivo principal

"(...) a santificação dos seus membros e em segundo lugar a educação religiosa e civil da mocidade e todas as obras de caridade"
(NICOLAU, Memória das Datas. 1866-2002, p. 27)
Cruz
Cruz

A sua acção reflecte-se através de casas de assistência, serviço social, educação, comunidades de inserção e acolhimento a peregrinos.

São prestados os mais variados serviços, com especial incidência na educação feminina e de crianças e serviço dos pobres - acção educativa baseada numa pedagogia do amor através da educação a crianças de todas as classes sociais, nomeadamente as mais pobres e desprotegidas, a assistência e o ensino a deficientes e invisuais, auxílio a doentes e idosos, promoção social direccionada em particular à infância e juventude, missões Ad Gentes e evangelização directa.

Da Congregação das Irmãs Dominicana de Sta. Catarina de Sena nasceram dois ramos distintos:

Actualmente a Congregação é constituída por três províncias:

Casas da Congregação

Desde a sua fundação, a congregação abriu diversas casas em Portugal Continental e Insular, Albânia, Angola, Brasil, Moçambique, Espanha e E.U.A. e Timor Leste.

Foram abertas 88 casas:

Superioras Gerais